Quando falamos de acuidade auditiva nos referimos à integridade do órgão sensorial, à capacidade de receber os estímulos sensoriais auditivos, à capacidade de ouvir.
Os limiares auditivos de uma pessoa podem ser detectados através do exame de audiometria, que deve ser realizado por uma fonoaudióloga.
Alterações no ouvido podem causar diminuição dos limiares e prejudicar a audição.
Em crianças, um problema comum é a otite, inflamações que podem causar dores , alterações no humor, desatenção, prejudicando relações de comunicação e o aprendizado.
É importante que adultos estejam atentos quando a criança precisa aumentar o volume da TV, ou solicita repetições freqüentes nos diálogos.
Problemas na acuidade auditiva devem ser encaminhados adequadamente para otorrinolaringologistas e fonoaudiólogas especializadas.
Percepção Auditiva é o resultado da organização neurológica que permite a identificação e
interpretação dos estímulos recebidos pelo sentido da audição.
É a capacidade de organizar e compreender os estímulos auditivos através da atenção,
discriminação, memória e análise–síntese.
Tanto a acuidade auditiva, como a percepção são fundamentais para a aprendizagem da
linguagem oral e escrita.
A percepção auditiva é uma capacidade que a criança desenvolve normalmente, no meio social
através das situações a que é exposta em casa e na escola,no aprendizado da linguagem e nas
brincadeiras . A atividade no meio da música pode ser um grande estímulo lúdico e prazeroso.
Algumas crianças têm esse desenvolvimento mais lento, prejudicando o contexto pedagógico,
apesar de falarem bem. Trocam, omitem letras e têm dificuldades em formação de frases e
redação.
Assim, é sempre importante uma avaliação fonoaudiológica em casos de dúvida, tantos dos
pais, como de professores.
Situações podem ser criadas para estimular mais específicamente essa capacidade, tanto em
casa, como na escola.
Anote essas e invente outras:
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- um grupo de crianças forma uma bandinha com instrumentos musicais ou objetos
sonoros.As crianças, alternadamente, ficam de costas e têm que adivinhar qual é o som. - Ao invés de instrumentos, esta brincadeira pode ser feita com adivinhação de quem é a
voz que falou. - Bater palmas em ritmos diferentes para as crianças repetirem.
- Adivinhar o pensamento: através de dicas, a criança deve adivinhar o que o outro
pensou. Por exemplo: é redondo, serve para brincar e jogar = bola. - Terminando a frase: uma criança começa uma frase e as outras devem repetir e
complementar. Ex: Eu fui à feira e comprei…Eu fui à feira e comprei bananas….Eu fui à
feira e comprei bananas, maçãs , morangos….
- um grupo de crianças forma uma bandinha com instrumentos musicais ou objetos
Através da brincadeira temos um universo de situações para estimular a capacidade perceptual
auditiva.
Citando Alex Leontiev: “O brinquedo é realmente o caminho pelo qual as crianças
compreendem o mundo em que vivem e que serão chamadas a mudar”.
Entendendo mais o mundo lúdico e de aprendizagem para evitarmos estigmas desnecessários,
podemos nos referir à Pedro Bloch, grande pediatra e foniatra:
“Criança não erra, ensaia”